Documentos

Segunda Via MEI – 2ª Via Microempreendedor Individual

Confira como Emitir Segunda Via MEI

Confira como emitir Segunda Via MEI. O MEI é um importante documento de arrecadação de impostos fornecido aos microempreendedores individuais. Este documento de pagamento mensal é uma forma de incentivar o empreendedorismo formal com facilidades, baixo custo fixo e muitos benefícios.

No entanto, deve-se entender que mesmo com menos burocracia, os microempreendedores com MEI possuem obrigações a cumprir. Caso contrário, podem ocorrer penalidades e prejudicar o funcionamento normal e o crescimento do negócio. Mesmo assim, as conveniências proporcionadas por este documento são inúmeras, sendo necessário saber emitir uma segunda via MEI, e evitar tais transtornos.

O que é o MEI?

O Documento de Arrecadação do Simples Nacional é a forma pela qual os MEIs microempreendedores individuais participantes do regime tributário do Simples Nacional devem pagar seus tributos em um único documento de forma prática e desburocratizada.

Ou seja, o microempreendedor recolhe todos os impostos em um único documento. Já o MEI é um microempreendedor caracterizado por todos os empresários e empresários com renda anual de até 81.000,00 e com apenas um funcionário.

O DAS é uma mensalidade inferior aos impostos para outras classes de negócios e é feito através do DAS MEI. Um nome comumente aceito para pagamentos mensais por empreendedores é o cartão MEI. Este documento é válido sempre no dia 20 de cada mês, em caso de finais de semana ou feriados, a data de pagamento do DAS MEI será prorrogada para o próximo dia útil.

Segunda Via MEI

Para realizar a emissão da segunda via MEI, é preciso realizar alguns pequenos procedimentos. Confira o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site da oficial de solicitação de 2ª Via MEI: Clicando Aqui;
  • Preencha o CNPJ e clique em continuar;
  • Vá em consulta extrato/pendências;
  • Clique em consulta extrato;
  • Preencha o ano de referência;
  • O extrato dos pagamentos será exibido; e
  • Você pode fazer download ou imprimir;
  • Reforçando: Caso o MEI esteja atrasado o cálculo será efetuado automaticamente e o valor da 2ª via do boleto será corrigido.

E se o MEI não for Pago?

Enquanto houver vantagens e benefícios aos contribuintes regulares por meio do MEI, haverá penalidades para quem não cumprir adequadamente os pagamentos na data prevista. Assim, para os inadimplentes no DAS, os empreendedores podem participar da dívida ativa do governo.

Trata-se de uma ferramenta de banco de dados para o controle de inadimplentes previdenciários, que pode levar ao registro no Cadastro de Inadimplentes da Administração Pública (Cadin). Se isso acontecer, os microempreendedores não poderão conceder empréstimos, abrir contas bancárias e receber restituição de IR (imposto de renda).

MEI – Contatos:

Ouvidoria MEI: https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f
Fale Conosco: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br
Central de Relacionamento: 0800-570-0800

Segunda Via MEI – Conclusão:

Chegamos ao final de nosso artigo como emitir Segunda via MEI, esperamos ter sanado todas as suas dúvidas referente ao assunto e também desejamos que consiga realizar a emissão de seu boleto sem nenhum tipo de problema ou contratempo. Um forte abraço de toda nossa equipe e até nosso próximo tutorial.

Confira: Segunda Via SANESC

5/5 - (1 voto)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo