Documentos

Segunda Via Título de Eleitor – 2ª Via Presencial e Online

Aprenda AQUI A Efetuar a Segunda Via do Título de Eleitor

Olá, no artigo de hoje iremos mostra como efetuar a segunda via Título de Eleitor, então se você está enfrentando dificuldades para realizar a emissão desse documento, confira a seguir e fique por dentro de tudo.

O Que é o Título de Eleitor?

O título de eleitor é um documento fundamental que atesta a inscrição de um indivíduo como eleitor, permitindo que ele exerça seu direito ao voto nas eleições municipais, estaduais e federais. Esse documento contém informações importantes, como o nome do eleitor, sua filiação, data de nascimento, número do título, zona e seção eleitoral em que ele está registrado.

É importante lembrar que o título de eleitor é obrigatório para os brasileiros maiores de 18 anos e menores de 70 anos, e a ausência desse documento impede o cidadão de votar e exercer alguns direitos civis e políticos no país.

Segunda Via Título de Eleitor Presencialmente

Para obter a segunda via título de eleitor, o cidadão pode optar por solicitar o documento de forma presencial ou on-line. Caso opte pela opção presencial, é necessário comparecer ao cartório eleitoral em sua região, portando um documento oficial com foto e, se possível, o número do título de eleitor. E assim mencionar seu desejo de efetuar a  Via do Título de Eleitor. 

Segunda Via Título de Eleitor Online

Para solicitar a segunda via título de eleitor pela internet, é necessário acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) correspondente ao estado onde o eleitor está registrado e seguir o passo a passo abaixo:

  • Primeiramente procure a opção “título net” ou “emissão de segunda via do título de eleitor“;
  • Depois preencha os dados solicitados nos campos em branco;
  • E então confirme a identidade por meio de um sistema de verificação;
  • Sendo assim basta imprimir o novo título ou anotar o número de inscrição eleitoral, zona e seção em que o eleitor está registrado;
  • Vale lembrar que o título de eleitor é um documento importante e deve ser guardado com cuidado, sendo possível apresentar a versão digital do título no momento da votação;
  • Além disso, a emissão da segunda via título de eleitor pela internet é um serviço gratuito e disponível a qualquer momento, inclusive fora do período eleitoral.

Como Entrar em Contato com o TSE

Existem diversas maneiras de entrar em contato com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Confira:

  1. Uma delas é acessando o site oficial do TSE e procurar pela seção de “Contatos”, onde estão disponíveis diversas opções de canais de comunicação, como telefone, e-mail e chat.
  2. Além disso, o TSE disponibiliza um serviço de atendimento telefônico, cujo número é 0800 6486 800, para esclarecimento de dúvidas e informações.
  3. É possível também enviar um e-mail para [email protected], incluindo as informações de contato e uma descrição clara e objetiva do assunto a ser tratado.
  4. Outra opção é entrar em contato com o TSE através das redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram e Youtube, onde o órgão mantém contas oficiais e disponibiliza informações e suporte ao público.
  5. É importante ressaltar que o TSE é o órgão máximo da Justiça Eleitoral no Brasil, responsável pela coordenação e realização das eleições, bem como pelo gerenciamento do cadastro eleitoral e outros serviços relacionados.

Conclusão do Tutorial

Querido usuário, acima deixamos duas formas muito simples e eficaz de solicitar a segunda via do título de eleitor, esperamos que tenha conseguido realizar o procedimento do seu documento sem contratempo e dificuldades, e em caso de problemas recomendamos que busque entrar em contato com um dos meios que deixamos acima, pois não temos nenhum e qualquer vínculo com instância judiciária.

Confira Também – Segunda Via Americanet

5/5 - (1 vote)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo