Aprenda emitir Segunda Via Certidão de Nascimento. As certidões de nascimento são originalmente físicas e coletadas em cartório, porém, cópias dos documentos podem ser solicitadas pela internet através do site do Registro Civil da Associação Nacional de Registros de Pessoas Naturais (ARPEN). O processo é muito intuitivo e, o mais importante, livre de qualquer burocracia.
Embora isso seja bem-vindo a qualquer momento, o acesso on-line a documentos tornou-se ainda mais importante durante a pandemia de Covid-19, devido à necessidade de manter o distanciamento social. Pensando nisso, preparamos o guia definitivo para você solicitar a certidão de nascimento sem sair de casa.
O que é Certidão de Nascimento?
A Certidão de Nascimento é um dos documentos mais importantes para um cidadão. Somente com ela, você pode emitir outras documentações, como carteira de trabalho, RG, CPF e títulos de eleitor. Ela também é necessária para diversos processos legais, como o casamento civil e até cidadania.
Segunda Via Certidão de Nascimento
De modo resumido, basta acessar o site e inserir algumas informações pessoais. Vale lembrar, porém, que será necessário fornecer alguns dados presentes no documento original. Além disso, a segunda via Certidão de Nascimento somente pode ser retirada mediante o pagamento de uma taxa. Confira o passo a passo completo abaixo:
- Acesse o site do Registro Civil e, entre as opções disponíveis, selecione “Nascimento”. Já na página inicial, você notará que também é possível acessar a Certidão de Casamento e Óbito.
- Na tela seguinte, insira a cidade, estado e cartório onde foi emitida a sua certidão.
- Em seguida, escreva o seu nome completo, CPF, data de nascimento e o nome dos seus pais.
- Neste momento, você precisará de alguns dados mais específicos do documento original, como citado anteriormente. Aqui, será preciso informar o Livro, a Folha e o Termo da sua certidão.
- O Registro Civil permite que você emita uma via eletrônica, que será encaminhada para o seu e-mail ou uma via física, que chegará em seu endereço ou em um Cartório de sua preferência. Como destacado pelo próprio site, a primeira opção é aceita apenas em alguns órgãos e, se impressa, não será considerada oficial. Escolha a opção que melhor te atende e clique em “Próximo”.
- Na próxima página, confira se os seus dados e a taxa de emissão estão corretos. Feito isso, aceite os termos de uso do serviço e toque em “Próximo”. Será exibido, então, o seu carrinho de “compra”. Verifique, novamente, se está tudo correto e avance.
- Agora, realize o login na sua conta do Registro Civil e, caso ainda não tenha cadastro, inscreva-se em “Não tem uma conta? Crie uma agora.” e forneça seus dados pessoais.
- Caso tenha escolhido a modalidade física, escolha na tela seguinte a melhor opção de envio e, em seguida, a forma de pagamento. O Registro Civil aceita boleto, cartão de crédito e carteira virtual.
E, pronto! Com esses passos simples, você terá acesso à sua segunda via Certidão de Nascimento, no formato físico ou eletrônico, sem precisar enfrentar filas ou ainda lidar com as burocracias de um Cartório comum.
Segunda Via Certidão de Nascimento – Conclusão:
Chegamos ao final de nosso artigo sobre a emissão da segunda via Certidão de Nascimento, esperamos ter sanado todas as suas dúvidas referente ao assunto e também desejamos que consiga realizar a emissão de seu boleto sem nenhum tipo de problema ou contratempo. Um forte abraço de toda nossa equipe e até nosso próximo tutorial.
Confira: Segunda Via CNH