A Segunda Via CNH – Carteira Nacional de Habilitação é um documento emitido dentro do prazo de validade da original por extravio, furto, furto, alteração de nome ou mau estado de conservação, sendo que está só pode ser solicitada pelo condutor. Aprenda passo a passo como solicitar 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação.
O que é a CNH?
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH), também conhecida como carteira de motorista, carta de motorista ou carteira de habilitação é o documento oficial que, no Brasil, atesta a aptidão de um cidadão para conduzir veículos automotores terrestres.
Segunda Via CNH – APP ou Site
A segunda via da CNH serve para casos de extravio, furto, roubo ou dilaceração do documento original da habilitação. Se houver necessidade de alterar dados, deve-se comparecer a uma unidade de atendimento.
Com o advento da tecnologia, atualmente existem duas maneiras de solicitar a segunda via da CNH: pela internet (site do Detran da sua cidade ou via aplicativo) ou presencialmente no Detran do local onde o documento original foi emitido.
De fato, retirar a CNH pela internet é mais cômodo. Porém, nem todos os estados brasileiros possuem essa opção no site. Muitos deles apenas dão instruções sobre como recorrer.
Diante disso, para saber se o Detran da sua região permite a solicitação da segunda via da CNH pela internet, basta entrar no site oficial e acessar os itens nomeados de “Serviços ao Motorista”, Serviços para Habilitação” etc.
Caso não seja possível pela internet, o condutor deverá comparecer ao Detran com os documentos em mãos. Lá, basta preencher os formulários de requerimento. Vale ressaltar que algumas cidades não possuem sede do Detran nos arredores; dessa forma, uma alternativa é ir a uma delegacia de Polícia Civil.
Segunda Via CNH – CFC
Outra maneira para emitir a segunda via CNH é através do centro de formação de condutores (CFC) de sua cidade. Para isso, siga o passo a passo abaixo:
- Compareça a um CFC (Centro de Formação de Condutores) do seu município de residência ou domicílio;
- Apresente a documentação necessária;
- Obtenha a guia GAD-E para pagamento da taxa referente à expedição do documento de habilitação;
- Efetue o pagamento da taxa de emissão do documento em qualquer dos bancos conveniados;
- Aguarde a chegada do novo documento para retirada no CFC.
Documentos Necessários:
- Boletim de Ocorrência informando roubo, perda ou extravio da habilitação;
- Documento de identificação do condutor e cópia;
- Cópia do CPF ou comprovante de inscrição no CPF, emitido através do site da Receita Federal (caso não conste no documento de identificação apresentado);
- Comprovante de residência (conta de água, luz, gás, telefone referente ao último mês ou contrato de locação ou recibo de entrega do IR referente ao último exercício) e cópia ou declaração de residência assinada no CFC.
Segunda Via CNH – Conclusão:
Chegamos ao final de nosso artigo sobre a emissão da segunda via CNH – Carteira Nacional de Habilitação, esperamos ter sanado todas as suas dúvidas referente ao assunto e também desejamos que consiga realizar a emissão de seu boleto sem nenhum tipo de problema ou contratempo. Um forte abraço de toda nossa equipe e até nosso próximo tutorial.
Confira: Segunda Via Boleto Crefisa